Reunião também deve tratar sobre a liquidação do Banco Master
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, deve se reunir nesta segunda-feira (12) com o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, na sede do Banco Central.
O objetivo seria encontrar uma forma de conciliar o poder de fiscalização do TCU com a autonomia do BC, que questiona a possibilidade de inspeção técnica nas dependências. O encontro também deve tratar sobre a liquidação do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro, determinada pelo Banco Central e analisada pelo TCU. O relator do caso Master no Tribunal de Contas, ministro Jhonatan de Jesus, também deve participar da reunião.
Na última semana, a relação entre as duas instituições passou por “turbulência” após Jhonatan de Jesus determinar uma inspeção nos documentos do BC. No entendimento do ministro, faltavam informações para embasar as explicações dadas pela autoridade monetária sobre a liquidação do Banco Master, decretada em novembro. O BC reagiu à decisão e recorreu, argumentando que o procedimento não poderia ser determinado por um único ministro, mas deveria ser submetido à deliberação do colegiado do TCU
