...

...

Lula defende diálogo com o Congresso e sinaliza aproximação com Hugo Motta

Publicada em: 02/06/2025 07:16 - Notícias

Presidente também cobrou mais esforço dos partidos de esquerda para eleger parlamentares em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, neste domingo (1), a necessidade de ampliar o diálogo com o Congresso durante participação na convenção nacional do PSB, em Brasília (DF). Ele também reforçou o apelo para que os partidos de esquerda se mobilizem para eleger mais parlamentares nas eleições de 2026.

Diante da pressão para revogar o decreto que elevou a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Lula pregou o diálogo. “O governo tem que aprender que, quando quiser ter uma decisão que seja unânime entre todos os partidos, o correto não é a gente tomar a decisão e depois comunicar. É a gente chamar as pessoas para tomar a decisão junto com a gente”, defendeu.

A presença de Lula no evento do PSB representa um aceno político aos partidos do chamado Centrão, a fim de aprovar proposições no Legislativo. Na sua fala, o presidente também cobrou mais investimento da esquerda nas próximas eleições para o Congresso. “Em 2026, nós precisamos pensar o seguinte, precisamos eleger senador. Porque se esses caras elegerem a maioria dos senadores, eles vão fazer uma bagunça nesse país”, afirmou.

Em meio a um embate com o Congresso, Lula fez um elogio ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), um dos principais opositores à ampliação da alíquota do IOF. “Independente do partido que você pertence, o teu comportamento e a tua eleição na Câmara é a demonstração de que começam a acontecer coisas boas”, mencionou.

O presidente também comentou sobre a possibilidade de reeleição, condicionada a sua saúde, e sobre os entraves em relação ao orçamento público. “A gente faz um orçamento para fazer uma coisa, depois tem que cortar porque o dinheiro é curto, depois tem que cortar porque não tem dinheiro, é um inferno. A gente tem que fazer um programa, o que é que nós queremos entregar para esse país nos próximos anos?”, defendeu.

FONTE: BANDNEWS.COM.BR

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...