...

...

'Perda da hélice em voo': queda sobre van e moto em Teresina

Publicada em: 09/09/2024 08:30 - Notícias

O avião de pequeno porte caiu na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina, e bateu em uma parada de ônibus. Antes de cair, a aeronave bateu em uma van de passageiros e uma moto que transitavam pela rodovia, e duas pessoas ficaram gravemente feridas.

O termo "perder a hélice" indica que uma pane no motor do avião, e que a hélice parou de girar. Leia abaixo a transcrição de parte da gravação.

 

  • "Piloto: Controle Teresina! Papa declara emergência, vai para pouso [...] Teve uma pane de hélice aqui e vai para pouso, procurando um ponto de pouso
  • Torre: Ciente, informe a localidade que vai utilizar para pouso e a emergência
  • PilotoPerda de hélice em voo! Vai procurar pouso no setor Sierra. Vai procurar pousar na BR que vai para Barro Duro
  • Torre: Ciente."

 

O piloto e o operador da torre de comando usam códigos em alfabeto fonético, em que cada letra corresponde a uma palavra. O código serve para comunicar siglas de forma eficiente. Na conversa são usados os seguintes termos:

 

  • O registro do avião PU-CCO: Papa-Uniforme-Charlie-Charlie-Oscar
  • Clube de Ultraleves do Piauí (identificado pela sigla SJPU): Sierra-Juliet-Papa-Uniforme
  • "Vai procurar pouso no setor Sierra": setor Sierra significa a região Sul de Teresina

 

O avião de pequeno porte caiu na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina. Antes de cair, a aeronave bateu em uma van de passageiros e uma motocicleta que transitavam pela rodovia. O piloto e uma mulher que estava na moto ficaram gravemente feridos.

Os feridos foram o piloto do avião, o médico Jacinto Barbosa Lay, e uma jovem de 27 anos chamada Keiliane Pereira dos Santos, que estava na moto e teria sido atingida por parte da aeronave, possivelmente a asa, no momento da queda.

Os dois sofreram vários traumas e foram internados no Hospital de Urgência de Teresina. O médico foi posteriormente transferido para um hospital particular em Teresina.

Na van, que também foi atingida pelo avião, estavam o motorista, o empresário José Ribamar Furtado do Nascimento, a esposa e dois netos dele, crianças de seis e três anos. Alguns tiveram apenas ferimentos leves.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...