...

...

Pela 1ª vez, São Paulo registra saldo negativo na migração interna

Publicada em: 27/06/2025 23:47 - Notícias

Rio de Janeiro é o único estado a perder moradores em todos os censos desde 1991

Pela primeira vez desde o início da série histórica do IBGE, em 1991, o estado de São Paulo registrou saldo negativo na migração interna. Entre 2017 e 2022, mais pessoas saíram do que chegaram ao estado: foram 89.578 moradores a menos no período, de acordo com dados do Censo 2022. A reversão do fluxo migratório marca uma mudança significativa no papel que São Paulo desempenhava como principal destino de brasileiros vindos de outras regiões.

O Rio de Janeiro também apresentou perda populacional no mesmo período, com 165.360 pessoas deixando o estado. Diferentemente de São Paulo, essa não foi uma novidade: o Rio é o único estado que perdeu moradores para outras unidades da federação em todos os levantamentos censitários realizados desde 1991. Mesmo assim, o saldo negativo de 2017 a 2022 foi o maior já registrado pelo estado.

Outros estados que também apresentaram saldo migratório negativo foram Maranhão, Pará e o Distrito Federal. Já entre os destinos mais procurados no período, Santa Catarina liderou com folga, ao receber 354.350 novos moradores de outros estados. Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná também registraram crescimento populacional impulsionado pela migração.

Com o novo cenário, os tradicionais polos urbanos do Sudeste passaram a dividir espaço com estados do Centro-Oeste e do Sul como principais destinos da população em deslocamento. Santa Catarina, por exemplo, teve aumento de 4,66% na população total apenas com o saldo migratório interno, o maior crescimento proporcional registrado no país.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...