A cúpula acontecerá no Rio de Janeiro e vai receber os presidentes das duas maiores economias do mundo nos dias 17 a 21 de novembro
A vice-ministra das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, confirmou, nesta sexta-feira (8), a visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Brasil. O líder chinês estará no país entre os dias 17 e 21 de novembro para participar da 19ª Cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Antes de chegar ao Brasil, Xi fará uma parada no Peru, onde participará do fórum APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacíficoe também realizará uma visita oficial à capital, Lima, a convite da presidente Dina Boluarte.
A confirmação da presença de Xi no G20 ocorre pouco depois da divulgação da visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que estará no Brasil de 17 a 19 de novembro. A primeira parada de Biden será na Amazônia, onde ele se encontrará com líderes locais, indígenas e representantes de iniciativas voltadas para a proteção do meio ambiente.
O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que reúne as maiores economias do mundo para debater questões de fortalecimento da economia global e desenvolvimento socioeconômico. O Brasil assume, desde dezembro de 2023, a presidência rotativa do G20, cargo que ocupará até 30 de novembro deste ano. A Cúpula de Líderes do G20 ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, com a participação de 19 países membros, além da União Europeia e da União Africana. Durante o encontro, o presidente Lula espera destacar temas como combate à fome, a crise climática e a necessidade de um novo sistema de governança global.