Segundo nota, ambos concordaram em coordenar esforços para reduzir tensões
Lula conversa com Putin sobre Venezuela pós ataques dos EUA
O governo russo informou que o presidente Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente Lula na manhã desta quarta-feira (14), em uma iniciativa promovida pelo lado brasileiro. O Itamaraty confirmou a ligação telefônica entre os dois líderes em nota à imprensa.
Segundo o comunicado de Moscou, os dois líderes trocaram opiniões sobre questões internacionais atuais, com ênfase na situação em Caracas. Ambos destacaram que Rússia e Brasil compartilham abordagens fundamentais relativas à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da Venezuela.
Ainda segundo o texto, Lula e Putin concordaram em “continuar coordenando esforços diplomáticos, inclusive no âmbito da Organização das Nações Unidas e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo.”
O comunicado ressaltou também a discussão sobre a 8ª. Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro. Os líderes trataram em detalhes questões relativas ao desenvolvimento da cooperação bilateral em diversas áreas, como comércio, defesa, energia, educação etc.
Até o momento, Lula já conversou com líderes do México, Canadá e Colômbia a respeito do momento atual na Venezuela.
FONTE: BAND NEWS
