Empresa MetSul Meteorologia prevê a chegada do fenômeno à capital e em cidades do interior de São Paulo neste final de semana
Por causa do avanço de uma frente fria, o Estado de São Paulo pode registrar neste final de semana o fenômeno da "chuva preta", conforme previsão da empresa MetSul Meteorologia. O evento se caracteriza pela queda de uma água que escurece pelo contato com o material particulado em suspensão na atmosfera e originário de incêndios. Regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina também podem ser atingidas pelo fenômeno, que já foi visto em cidades do Rio Grande do Sul e em países como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Especialistas ouvidos pelo Estadão recomendam que, tanto pessoas como animais, não tenham contato e, muito menos, façam a ingestão dessa água ou uso para outras finalidades. Além disso, a chuva pode causar uma sensação de alívio por trazer mais umidade, mas, por outro lado, também acaba por espalhar micropartículas prejudiciais à saúde em rios, lagos, plantações e em alimentos consumidos por famílias e seres domésticos.