Grupo fará entrega de sugestões do setor privado; Brasil preside o bloco econômico em novembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PTse reúne nesta quarta-feira (28), com a liderança do B-20 — grupo que representa o país no Fórum empresarial do G-20, em novembro. O encontro será no Palácio do Planalto, em Brasília, e vai adiantar propostas para o setor privado.
O objetivo é que os líderes de Estado tenham tempo de analisar as sugestões até o dia do evento. O governo brasileiro lidera o grupo econômico mundial na edição deste ano.
O B-20 reuniu 24 recomendações de políticas públicas que devem influenciar as decisões do G20. O documento será entregue pelo chefe do B-20 Brasil, Dan Ioschpe, e pelo presidente do Conselho Consultivo do fórum e presidente da CNI, Ricardo Alban.
Dentre as medidas estão o aumento dos investimentos privados em economia sustentável, a revisão do financiamento público para o setor e a revisão de políticas comerciais restritivas unilaterais dos países do G20 nos últimos 3 anos.
O G20 é composto pelas 19 economias mais desenvolvidas do mundo, pela União Europeia e, mais recentemente, pela União africana. Os países representam 88,2% do PIB mundial e mais 75% do comércio internacional de bens e de serviços em 2022, englobando 78,6% da população mundial.