Presidentes participaram de cúpula sobre o impacto da inteligência artificial em Nova Délhi
Na tarde desta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, reuniram-se em meio a Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Délhi. Na ocasião, o presidente brasileiro foi convidado para participar da Cúpula do G7 em Évian-les-Bains, na França.
Os dois chefes de Estado discutiram assuntos da pauta bilateral, com destaque para a cooperação em defesa, ciência e tecnologia e comércio. Também abordaram a integração nas áreas de fronteira e as iniciativas conjuntas de combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outros crimes transnacionais na região que liga o Amapá à Guiana Francesa.
Eles ressaltaram que o intercâmbio comercial atingiu o recorde de 10,3 bilhões de dólares em 2025, embora tenham reconhecido que o volume ainda está abaixo do potencial das duas economias. Lula e Macron também conversaram sobre temas da agenda internacional, como paz, segurança e inteligência artificial. A Cúpula do G7 que Lula foi convidado está prevista para os dias 15 e 16 de junho.
O encontro acontece em meio a tratativas para ratificação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. A França é um dos países mais críticos ao tratado.
