Reunião Trilateral em Abu Dhabi
A Rússia elogiou a conversa realizada nas últimas horas com representantes do governo de Donald Trump. De acordo com o conselheiro diplomático russo, Yuri Ushakov, as conversações foram úteis em todos os aspectos. Agora, pela primeira vez, vai acontecer nesta sexta-feira (23) uma reunião trilateral com a participação da Ucrânia, em Abu Dhabi, tendo como foco a questão crucial do controle dos territórios no leste ucraniano.
A expectativa é que a reunião dure dois dias de conversas e comece na sexta à noite, com retomada na manhã de sábado. Apesar da disposição para o encontro, os dois lados do conflito não apresentam sinais de flexibilização de suas posições para pôr fim à guerra de quatro anos.
A exigência do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Ucrânia ceda os 20% que ainda controla da região de Donetsk, no Donbas, é o grande obstáculo para um acordo decisivo. Zelensky se recusa a abrir mão de terras que a Rússia acredita serem suas historicamente.
Ainda não há confirmação se Rússia e Ucrânia sentarão na mesma sala e terão uma conversa direta, mas as delegações dos dois países e dos Estados Unidos estarão na capital.
