Advogado-Geral da União busca aprovação na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele foi indicado a uma vaga no STF pelo presidente Lula em novembro; apuração de Thayane Melo
O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, está aproveitando o recesso parlamentar para encontros casuais com senadores, em busca da aprovação na sabatina que está por vir. Ele foi indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o AGU para ocupar a vaga de ministro do STF deixada com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, havia marcado a sabatina de Jorge Messias para 10 de dezembro, no entanto, foi cancelada. Alcolumbre justificou o cancelamento afirmando que o governo federal não encaminhou ao Senado a mensagem escrita referente à indicação.
Para tomar posse, Jorge Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa, com aprovação de 41 senadores.
Messias tem 45 anos e poderá ficar no Supremo, em caso de aprovação, pelos próximos 30 anos, quando completará 75 anos, que é a idade para aposentadoria compulsória.
FONTE: BAND NEWS
