Mesmo com expectativa de aprovação, Irlanda já anunciou que votará contra
As negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia avançaram por parte dos europeus e os embaixadores dos países-membros do bloco devem votar a proposta nesta sexta-feira (9). Caso a votação avance, o texto final pode ser assinado na próxima semana.
Na manhã desta quinta-feira (8), agricultores franceses protestaram em Paris e em outras cidades francesas. O governo de Macron é um dos opositores em relação ao tratado. Foram registrados manifestações na Torre Eiffel, no Arco do Triunfo e em frente à Assembleia Nacional.
A Irlanda confirmou que votará contra o acordo. O governo do país tomou a posição, pois ainda considera insuficientes as concessões feitas pela União Europeia para proteger os agricultores. Agora, são quatro países oficialmente contrários ao acordo: Irlanda, França, Polônia e Hungria.
Entretanto, essas nações não representam a maioria necessária para vetar o acordo negociado há quase 30 anos. O apoio da Itália, o terceiro país mais populoso da União Europeia, é fundamental para o grupo. Mas os italianos voltaram a garantir nesta quarta-feira (7) que vão votar positivamente.
FONTE: BAND NEWS
