Confira detalhes do longa que pode trazer outra estatueta do maior evento do cinema mundial
Nesta segunda-feira (15) a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme escolhido para representar o país no Oscar 2026, será “O Agente Secreto”.
A próxima edição do evento, considerado o principal prêmio do cinema, acontece no dia 15 de março de 2026. Os nomes indicados devem ser divulgados em 22 de janeiro.
“O Agente Secreto”
“O Agente Secreto” é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Kleber Mendonça Filho nasceu o 22 de novembro de 1968 em Recife, Pernambuco, Brasil. É diretor e autor, conhecido pelo seu trabalho em:
Bacurau (2019)
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer lugar do mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Aquarius (2016)
Clara (Sônia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado claro que não pretende vende-lo, Clara sofre todo o tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
O Som ao Redor (2012)
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recide muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
Quem também concorria
“O Último Azul”
Tereza tem 77 anos, mora numa cidade industrializada na Amazônia e é convocada oficialmente pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória. Lá, os idosos “desfrutam” de seus últimos anos de vida, enquanto a juventude produtiva do país trabalha sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, ela embarca numa jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo, algo que pode mudar seu rumo para sempre.