...

...

Presidente sírio retira tropas de Sweida para evitar “guerra de grande alcance” com Israel

Publicada em: 17/07/2025 12:05 - Notícias

Líder do governo de Damasco discursou durante a madrugada desta quinta-feira (17)

O presidente da Síria, Ahmed al Sharaa, afirmou que deseja evitar uma “guerra aberta” com Israel e ordenou a retirada das tropas governamentais de Sweida nesta quinta-feira (17). A tarefa de manter a segurança da região foi delegada aos drusos.

Israel bombardeou a Síria depois dos confrontos entre drusos e tribos beduínas que começaram no domingo (13) e ameaçou intensificar os ataques, caso o governo sírio não retirasse as tropas desta província no sul do país.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede no Reino Unido, afirmou que os confrontos deixaram mais de 370 mortos, incluindo 27 civis vítimas de “execuções sumárias” pelas forças de segurança.

O líder do governo de Damasco afirmou, em um discurso exibido durante a madrugada na mídia local, que “deu prioridade aos interesses sírios, em vez do caos e da destruição” e pretende evitar “uma nova guerra de grande alcance”.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que medidas foram acordadas para acabar com o que chamou de situação preocupante e horrível.

A violência destacou os desafios que o atual governo sírio enfrenta para estabilizar o país, apesar de uma reaproximação com os Estados Unidos.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...