A imprensa indiana informou, nesta quinta-feira (12), que o comissário de polícia, GS Malik, declarou que um passageiro que estava no assento 11A foi localizado com vida e está em tratamento em um hospital da região. Mais de 240 pessoas estavam a bordo da aeronave, que caiu em um hostel de médicos em formação, próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, na Índia, momentos após a decolagem. Não se sabe ao certo o número de mortos em solo.
Segundo informações da aviação à agência de notícias Reuters, o avião estava indo para o Aeroporto de Gatwick, em Londres, na Inglaterra. A aeronave transportava 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.
O governo indiano confirmou que mobilizou mais de 700 militares para atuar nas operações de resgate e retirada de corpos dos destroços do avião e da área atingida. Esta é a primeira vez que o um avião modelo Boeing 787 se envolve em uma acidente deste tipo.
A Air India, em publicação no X, disse “estar apurando os detalhes e em breve irá compartilhar mais atualizações”
O que significa Mayday?
O piloto chegou a declarar “Mayday” para a torre de comando momentos antes da queda. O código é um sinal de perigo, que quando anunciada três vezes seguidas e repetidas significa que a aeronave necessita de assistência imediata em uma situação de ameaça grave e iminente.
No caso da tragédia ocorrida nesta quinta-feira, o piloto do Boeing repetiu a palavra apenas uma vez, o que pode indicar uma interferência no sinal antes que o comando fosse completo.
O uso do “Mayday” é reservado para situações em que a vida está em perigo iminente, como em falhas críticas da aeronave. Após a mensagem ser anunciada, os controladores de tráfego aéreo e outras aeronaves devem dar total prioridade ao avião em perigo, coordenando esforços e assistências necessárias.
O sinal de socorro foi adotado pela primeira vez em 1923, quando o oficial de rádio do aeroporto de Croydon, em Londres, propôs o uso da palavra. Sua origem se encontra no francês, derivado da expressão “m’aidez” ou “venez m’aider”, que significa “ajude-me”.
A palavra “Mayday” se tornou mundialmente conhecida por conta de sua semelhante em muitos idiomas, sendo estabelecida oficialmente como o sinal de socorro de extrema urgência na Convenção Internacional sobre Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), em 1948. Além dela, outro sinal de emergência conhecido é o “Pan-Pan”, usado para indicar uma emergência que não atinge o risco de vida.
FONTE: BANDNEWS.COM.BR