Doença foi detectada depois da morte de duas aves; local ficará fechado até 12 de junho
O Governo do Distrito Federal (DF) confirmou nesta terça-feira (3) que foi “detectado um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)” no Zoológico de Brasília. As amostras foram coletadas na última quarta-feira (28) depois da morte de um pombo e um irerê, uma espécie de marreco.
Segundo a Secretaria de Agricultura do DF, o fechamento temporário do zoológico foi tomado como medida preventiva até a confirmação do diagnóstico realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.
“Com a confirmação do foco, conforme tratativas junto a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, será mantida a interdição do Zoológico até o dia 12 de junho, caso não ocorram novos casos no local”, diz o governo.
“O fechamento preventivo segue os protocolos de biossegurança e tem como objetivo proteger a saúde dos animais, dos colaboradores e dos visitantes. A reabertura do parque será avaliada assim que os resultados laboratoriais forem concluídos e não houver risco à saúde pública”, completou a Secretaria.
A pasta ressalta que o caso não apresenta riscos ao ser humano, já que “a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão desses alimentos cozidos, mesmo quando provenientes de áreas afetadas. A transmissão do vírus ocorre apenas por contato direto com aves vivas infectadas, sendo o risco de infecção humana considerado baixo.”
FONTE: BANDNEWS.COM.BR